Abertas inscrições para processo seletivo para os cursos de Pedagogia e Administração Pública

31, janeiro, 2014 Sem comentários

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em atendimento aos objetivos da Universidade Aberta do Brasil, faz saber que estarão abertas inscrições ao Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação em Administração Pública e Pedagogia, oferecido na modalidade de ensino a distância.

Serão oferecidas 250 vagas para o curso de Administração Pública distribuídas para às cidades-polo (Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Formiga e Lavras), para o curso de Pedagogia serão oferecidas 175 vagas distribuídas para às cidades-polo (Bambuí, Cambuí, Jaboticatubas e Lavras).

O período de inscrições é de 24 de fevereiro a 12 de março e a prova ocorrerá dia 13 de abril.

Para acesso aos editais: clique aqui

Categories: Categoria Modificada Tags:

UFLA recebe nota máxima no recredenciamento do MEC

19, agosto, 2013 Sem comentários

No período de 6 a 10 de agosto, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) passou por avaliação do Ministério da Educação (MEC) para o recredenciamento institucional. O resultado foi a nota máxima (5), em virtude de a Instituição apresentar, segundo os avaliadores, indicadores muito além ao que expressa o referencial mínimo de qualidade. Um grande avanço, já que na última avaliação, realizada em 2009, a UFLA recebeu a nota 3.

A comissão responsável pelo processo, composta pelos professores Ângela Maria Ferreira Falleiros, Helder Barbosa Paulino (coordenador) e Tadeu da Mata Medeiros Branco, realizou visitas in loco e apontou diversos diferenciais de qualidade da Universidade. Na ocasião, eles puderam analisar documentos, visitar as instalações e entrevistar seus gestores, técnicos administrativos, professores e estudantes.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a avaliação do MEC atesta os critérios de qualidade e sinaliza que a UFLA está no caminho certo para galgar novos padrões de excelência. Segundo ele, o reconhecimento deve ser mais uma vez creditado ao espírito de conjunto que norteia as ações de toda a comunidade acadêmica, com o envolvimento de professores, técnicos administrativos e estudantes. “A avaliação máxima reforça ainda mais o orgulho de pertencer a essa Instituição”, considera.

Dimensões avaliadas

A avaliação considera os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente e nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes, com referência a 10 dimensões.

  • A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
  • A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.
  • A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
  • A comunicação com a sociedade.
  • As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.
  • Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.
  • Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
  • Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.
  • Políticas de atendimento aos discentes.
  • Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Nota máxima também na EAD

Em avaliação realizada em março de 2013, a Educação a Distância da UFLA também obteve conceito 5 em recredenciamento feito pelo MEC. Os principais pontos examinados pela comissão avaliadora levaram em conta aspectos como a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), políticas para o ensino e responsabilidade social.


Fonte: ASCOM UFLA

Link: ASCOM UFLA

Categories: Categoria Modificada Tags:

Empresas dizem não fazer distinção entre cursos on-line e presenciais

6, agosto, 2013 Sem comentários

À medida em que se multiplicam os cursos virtuais e surgem novas plataformas que aproximam o professor de seus alunos, empresas se abrem para os cursos a distância. Companhias afirmam não fazer distinção sobre o modo como o profissional se formou -se presencial ou virtualmente. Continue Lendo!

Fonte: Folha de São Paulo.

Categories: noticias Tags:

Primeiro encontro presencial de estudantes de Administração Pública e Filosofia foi realizado no sábado

6, agosto, 2013 Sem comentários

imagens estudantes
Foi realizado no último sábado (03/08) o primeiro encontro presencial dos cursos de Graduação de Administração Pública e Filosofia do Centro de Educação a Distância (Cead), no Salão de Convenções da UFLA. Estiveram presentes o pró-reitor Adjunto de Graduação, professor Marco Antônio Villarta Neder; o coordenador do CEAD, professor Ronei Ximenes Martins; o coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Cléber Carvalho de Castro; os coordenadores dos cursos de Administração Pública e Filosofia, modalidade a distância, professora Heloísa Rosa Carvalho e professor André Constantino Yazbek; e os estudantes.

Os cursos a distância estão se espalhando por todas as regiões. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e Pearson Brasil, entre 2010 e 2011 houve um crescimento de 58% do número de matrículas.

De acordo com o prof. Marco Antônio Villarta Neder, a educação a distância é um desafio. “A educação a distância é um desafio com o tempo que vivemos e o acesso à informação”, além de “chegar a lugares físicos onde a universidade não conseguiria chegar”.

No Brasil o número de pessoas com acesso à internet chegou aos 94,2 milhões, aponta o relatório divulgado pelo Ibope Media no dia 14 de dezembro de 2012. Foi levado em consideração usuários maiores de 16 anos com acesso em vários locais (em casa, no trabalho, na faculdade etc) e na faixa etária de 2 a 15 anos que se conectam apenas no domicílio.

Tatiane Aparecida Rodrigues (36), de Boa Esperança – MG, é estudante de Administração Pública e se diz satisfeita com a qualidade do ensino. “A qualidade do curso é boa e consistente. Considero a flexibilidade dos cursos a distância importante por questão de trabalho e por morar em outra cidade”. Fábio Henrique (21), de Cambuí – MG, está cursando Filosofia e compartilha a mesma opinião. “A qualidade do curso a distância é boa. Estou sentindo um pouco de dificuldade, pois o curso é difícil”.

A UFLA oferece os cursos de graduação em Administração Pública, Filosofia, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia, além de pós-graduação em Educação Ambiental, Gênero e Diversidade na Escola, e Produção de Material Didático para a Diversidade, ambos a distância.

Texto e foto: Leonardo Assad – jornalista – bolsista/ASCOM/DCH

Categories: noticias Tags:

Resultado Edital 03/2013 – Seleção de tutores presenciais para atuação nos polos de apoio presencial dos Cursos de Graduação em Administração Pública, Filosofia, Letras/Português, Letras/Inglês e Pedagogia.

25, abril, 2013 Sem comentários

O Centro de Educação a Distância (CEAD) divulga o edital 03/2013 para seleção de tutores presenciais.
Edital 03/2013: clique aqui.
Adendo 1 ao edital: clique aqui.
Ficha de Inscrições: clique aqui.
Ficha de Interposição de Recursos: clique aqui.

Notas da primeira etapa do processo seletivo: clique aqui.
Retificação 1 ao Edital CEAD 03/2013: clique aqui.
Critérios de correção da questão dissertativa: clique aqui.
Resultado de Interposição de Recursos da primeira fase: clique aqui.
Resultado de Interposição de Recursos Edital CEAD 03/2013 – 12/04/2013: clique aqui.
Agendamento das Entrevistas: clique aqui.
Resultado Final: clique aqui.
Resultado de interposição de recursos – segunda etapa: clique aqui.
Classificação Final Edital CEAD 03/2013: clique aqui.

Seleção de tutores presenciais para atuação nos polos de apoio presencial dos Cursos de Graduação em Administração Pública, Filosofia, Letras/Português, Letras/Inglês e Pedagogia.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL 03/2013
(atualizado em 05/04/13)

Etapa

Atividade

Prazos

01 Período de inscrições 05/03/2013 a 18/03/2013
02 Prova específica online (via AVA) 26/03/2013
03 Resultado da primeira etapa (prova + análise de currículo) 12/04/2013
04 Divulgação de horário das entrevistas 12/04/2013
05 Interposição de recursos da primeira etapa 05 até as 18H de 09/04/2013
06 Resultado da interposição de recursos da primeira etapa 12/04/2013
07 Entrevista (para os classificados na primeira etapa) 15/04/2013 a 16/04/2013
08 Resultado – classificação final 19/04/2013 (após 17 horas)
09 Divulgação do Local e Horário do Curso de Formação 19/04/2013 (após 17 horas)
10 Interposição de recursos e Pedido de Dispensa do CFT 19/04/2013 a 23/04/2013 (17h)
11 Resultado da análise de interposição de recursos 26/04/2013 (após 17 horas)
12 Curso de Formação de Tutores – CFT (presencial) 04/05/2013
13 Curso de Formação de Tutores – CFT (online) 04/05/2013 a 17/05/2013
Categories: noticias Tags: